segunda-feira, 26 de março de 2012

Confiança do consumidor avança em março

O índice de confiança do consumidor, elaborado pela Fundação Getulio Vargas, avançou 2,8% em março, atingindo 122,7 pontos. 

 

O nível é o mais alto desde julho de 2011, quando o indicador alcançou 124,4 pontos.
Houve melhora tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses.
O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,6%, ao passar de 140,5 para 142,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas cresceu 3,6%, de 108,3 para 112,2 pontos.
A pesquisa revelou que os consumidores pretendem gastar mais na compra de bens duráveis.
A parcela de consumidores que planeja gastar mais com duráveis nos seis meses seguintes caiu de 17,8% para 13,8%; a dos que pretendem gastar menos diminuiu em maior magnitude, de 38,0% para 26,0%.
Outro item em alta no mês é a satisfação com a situação econômica local.
Entre fevereiro e março, a proporção de consumidores que avaliam a situação econômica local como boa aumentou de 24,4% para 29,8%; a dos que a julgam ruim subiu em menor proporção, de 17,0% para 17,6%.

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