quinta-feira, 29 de março de 2012

Deputados acompanharão fiscalização do TCU e da CGU em hospitais


Deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle se unirão ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Controladoria Geral da União (CGU) para acompanhar a força-tarefa contra a corrupção nos hospitais do Rio de Janeiro.
O programa Fantástico, da TV Globo, flagrou empresas num esquema de propinas, suborno, licitações combinadas, tudo envolvendo valores milionários, com desvio de dinheiro público nos contratos com o Hospital de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O grupo de fiscalização, liderado pelo deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), pretende vistoriar outras capitais e municípios onde existam suspeitas de fraudes em licitações e desvios de verbas públicas.
"Temos muita coisa na saúde a fiscalizar e eu não acredito que em dois, três meses a gente consiga esmiuçar tudo o que possa estar ocorrendo. Espero que não haja muita coisa, mas, se tiver, será detectado pela nossa comissão. Se esses municípios tiverem recebimento de recurso público federal, a nossa comissão tem a reponsabilidade de ficalizar e acompanhar", afirmou.
Filipe Pereira é o presidente de subcomissão criada pela Comissão de Fiscalização Financeira para acompanhamento, fiscalização e controle dos recursos públicos federais destinados à saúde no Brasil.
O relator da subcomissão, deputado Aureo (PRTB-RJ), disse que a preocupação com as falhas no sistema público de saúde é antiga. "Hoje há uma fragilidade muito grande de controle na rede pública: em controle de almoxarifado, no desperdício de material, em medicamentos que ficam vencidos. A gente tem que tentar, através desse trabalho, sugerir a mudança no ministério de controle e também sugerir propostas novas".
Reportagem - Keila Santana
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário